Comunicação Não Violenta (CNV)

Estratégias de diálogo no meio profissional

Foto do professor Rafael Baroli ao lado do título Comunicação Não Violenta

Material

complementar

Certificado

de conclusão

3 horas

de duração

Gratuito

Foto do professor Rafael Baroli ao lado do título Comunicação Não Violenta

O que é comunicação não violenta?

A Comunicação Não Violenta (CNV) é um modelo de comunicação que busca estabelecer conexões mais profundas e empáticas entre as pessoas, promovendo a compreensão mútua e a resolução pacífica de conflitos. A CNV parte do princípio de que as necessidades humanas fundamentais são universais e, portanto, podem servir como ponto de conexão entre as pessoas.

Sobre o curso

Neste curso, você irá aprender com o especialista em gestão de pessoas Rafael Baroli sobre o que é comunicação não violenta, como colocá-la em prática e contribuir positivamente para o bem-estar dentro da sua organização. Assim, você será capaz de estimular um ambiente de trabalho amigável, favorável à colaboração e em que todos os profissionais se sintam seguros para compartilhar seus pensamentos e ideias. 

O que você irá aprender?

  • A importância da Comunicação Não Violenta no mundo do trabalho;
  • Conscientizar-se da importância das conexões intrapessoais, interpessoais e sistêmicas;
  • Conscientizar-se da percepção dos fatos, para transformar um ambiente de conflito em um ambiente de colaboração;
  • Como desenvolver uma escuta empática para enxergar e expressar aquilo que está vivo (em si e no outro).

Para quem é este curso?

Recomendamos este curso para gestores de pessoas, líderes, RHs e profissionais que queiram desenvolver e aprimorar as habilidades de comunicação e relacionamento interpessoal.

Sobre o professor

Rafael Baroli

Intraempreendedor e especialista em Gestão Empresarial, Baroli tem mais de 10 anos de experiência em desenvolvimento humano. Atualmente atua como Product Owner na área de tecnologia da informação e trabalha na condução de times ágeis por meio de ferramentas como gestão de backlog, scrum, kanban, product discovery e delivery. Sua missão é que as soluções tecnológicas sejam centradas nas pessoas, e não somente em resultados.

Saiba como promover a empatia e a escuta ativa entre as equipes

  • A escuta ativa e a empatia desempenham papéis fundamentais no fortalecimento de equipes e na melhora da comunicação para a construção de ambientes organizacionais saudáveis em que a Comunicação Não Violenta prevalece;
  • A habilidade de ouvir atentamente promove uma compreensão mais profunda das necessidades e perspectivas dos pares e estabelece uma base sólida para a resolução colaborativa de conflitos;
  • A empatia cria conexões genuínas, permitindo que todos se sintam compreendidos e valorizados, o que contribui para um clima de trabalho mais positivo e produtivo.

20%

20% dos colaboradores que usam a CNV tem níveis de estresse mais baixos do que os funcionários que não usam a CNV.

30%

30% das empresas que investem em treinamento de CNV têm menos probabilidade de ter conflitos interpessoais

Por que fazer este curso?

Ementa do curso

11 aulas

3 horas de duração

  • Boas-vindas e apresentação do professor
  • A importância da Comunicação Não Violenta
  • O que é Comunicação Não Violenta?
  • O fator desengajamento nas organizações
  • Refletindo o tabu Sentimento x Trabalho
  • Apresentando o quarteto fantástico
  • O feedback
  • O exercício de ouvir o outro
  • Empatia, a força motriz da colaboração
  • O impacto da CNV para melhorar as relações

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