Comunicação Não Violenta (CNV): estratégias de diálogo no meio profissional

Material

complementar

Certificado

de conclusão

3h

de duração

Sobre o curso

A Comunicação Não Violenta (CNV) é um modelo de comunicação que busca estabelecer conexões mais profundas e empáticas entre as pessoas, promovendo a compreensão mútua e a resolução pacífica de conflitos. A CNV parte do princípio de que as necessidades humanas fundamentais são universais e, portanto, podem servir como ponto de conexão entre as pessoas.

O exercício dessa habilidade estimula que o ambiente de trabalho seja amigável, favorável à colaboração e que todos os profissionais se sintam seguros para compartilhar seus pensamentos e ideias. Neste curso, você irá aprender sobre o que é comunicação não violenta, como colocá-la em prática e contribuir positivamente para o bem-estar dentro da sua organização.

O que você irá aprender?

  • A importância da Comunicação Não Violenta no mundo do trabalho;
  • Conscientizar-se da importância das conexões intrapessoais, interpessoais e sistêmicas;
  • Conscientizar-se da percepção dos fatos, para transformar um ambiente de conflito em um ambiente de colaboração;
  • A desenvolver uma escuta empática (se esticar) para enxergar e expressar aquilo que está vivo (em si e no outro).

Para quem é este curso?

Recomendamos este curso para gestores de pessoas, líderes, RHs e profissionais que queiram desenvolver e aprimorar as habilidades de comunicação e relacionamento interpessoal.

Sobre o professor

Rafael Baroli

Intraempreendedor e especialista em Gestão Empresarial, Baroli tem mais de 10 anos de experiência em desenvolvimento humano. Atualmente atua como Product Owner na área de tecnologia da informação e trabalha na condução de times ágeis por meio de ferramentas como gestão de backlog, scrum, kanban, product discovery e delivery. Sua missão é que as soluções tecnológicas sejam centradas nas pessoas, e não somente em resultados.

Saiba como promover a empatia e a escuta ativa entre as equipes

A escuta ativa e a empatia desempenham papéis fundamentais no fortalecimento de equipes e na construção de ambientes organizacionais saudáveis em que a Comunicação Não Violenta prevalece.

A habilidade de ouvir atentamente promove uma compreensão mais profunda das necessidades e perspectivas dos pares e estabelece uma base sólida para a resolução colaborativa de conflitos.

Já a empatia, por sua vez, cria conexões genuínas, permitindo que todos se sintam compreendidos e valorizados, o que contribui para um clima de trabalho mais positivo e produtivo.

Essas e outras habilidades fundamentais para a Comunicação Não Violenta serão tratadas ao longo do curso, por meio de técnicas para expressar ideias de maneira clara e empática e ouvir com atenção, contribuindo para uma comunicação mais eficaz e para a criação de ambientes de trabalho onde o respeito e a colaboração são prioridades.

20%

20% dos colaboradores que usam a CNV tem níveis de estresse mais baixos do que os funcionários que não usam a CNV.

30%

30% das empresas que investem em treinamento de CNV têm menos probabilidade de ter conflitos interpessoais

Por que fazer este curso?

Ementa do curso

11 aulas

3h de duração

A importância da Comunicação Não Violenta

O que é Comunicação Não Violenta?

O fator desengajamento nas organizações

Refletindo o tabu Sentimento x Trabalho

Apresentando o quarteto fantástico

O feedback

O exercício de ouvir o outro

Empatia, a força motriz da colaboração

O impacto da CNV para melhorar as relações

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