Vieses inconscientes: como tomar decisões assertivas

Material

complementar

Certificado

de conclusão

2h

de duração

Sobre o curso

Os vieses inconscientes são atalhos mentais que ajudam a tomar decisões à medida que o cérebro processa milhões de informações por segundo. Eles fazem com que as nossas ações sejam executadas de uma forma automática, a partir de padrões involuntários. Tais padrões são moldados por nossas experiências pessoais, além da cultura, educação e exposição midiática a que estamos sujeitos.

Esses vieses têm um efeito crítico e problemático no nosso julgamento em todas as áreas da vida, inclusive no ambiente de trabalho. Eles nos fazem tomar decisões a favor de uma pessoa ou de um grupo em detrimento de outros. Se não forem controlados no local de trabalho, poderão impedir os esforços de diversidade, recrutamento, promoção e retenção, além de terem o poder de moldar a cultura e as normas de uma organização.

Isso significa que, muitas vezes, os vieses inconscientes acabam fazendo com que as nossas escolhas não sejam justas ou tragam impactos negativos. A causa disso está nos julgamentos prévios do nosso subconsciente, que nos impedem de tomar uma decisão racional. Pensando nisso, este curso vai mostrar como você pode minimizar ou até eliminar esses vieses para melhorar sua performance enquanto profissional de gestão de pessoas.

O que você irá aprender?

  • Como nosso cérebro funciona e como tomamos decisões ao longo do dia;
  • Como identificar os desdobramentos dos principais vieses inconscientes nos principais subsistemas de gestão de pessoas;
  • Os conceitos e a origem dos vieses inconscientes;
  • As estratégias para minimizar o efeito dos vieses inconscientes no meio corporativo.

Para quem é este curso?

Profissionais que queiram compreender e lidar com atalhos mentais que moldam automaticamente nossas decisões com base em padrões involuntários formados por experiências pessoais, cultura e exposição midiática.

Sobre o professor

Eduardo Felix

Especialista em Recursos Humanos, Carreira e Recolocação, Eduardo tem mais de 15 anos de experiência em gestão de pessoas. Nos últimos 5 anos, treinou individualmente para entrevistas de emprego mais de 500 pessoas que se recolocaram em grandes empresas no Brasil e no mundo. Também contribuiu para a formação de centenas de profissionais de RH e líderes sobre os principais processos de gestão de pessoas. É Linkedin Creator com mais de 270 mil seguidores e Top 100 influenciadores de RH da América Latina.

A neurociência e os vieses inconscientes: como tomar as melhores decisões

  • O cérebro humano toma em média 35 mil pequenas decisões ao longo do dia. Isso significa que são necessárias estratégias para facilitar esses processos sem demandar muita energia do organismo. Nesse sentido, neurocientistas apontam que temos consciência apenas de uma pequena parcela das milhares de informações que recebemos a todo momento.
  • Os vieses inconscientes muitas vezes são acionados e podem até ser positivos para a fluidez do nosso dia a dia, inclusive no âmbito profissional. Mas, em vários momentos, podem ser um fator preponderante para sair da neutralidade e associar estereótipos negativos a determinados grupos, afetando diretamente o funcionamento da organização quando estamos em uma posição que demanda a tomada de decisões que envolvem pessoas.
  • Com toda essa influência, é importante saber identificar, analisar e combater alguns de nossos vieses inconscientes que podem estar atrapalhando o bom trabalho em recursos humanos, em qualquer um de seus pilares.

80%

das empresas visam mitigar vieses inconscientes.

11 milhões

Recebemos 11 milhões de bits por segundo, mas só processamos 40%.

Por que fazer este curso?

Ementa do curso

8 aulas

2h de duração

Rápido e Devagar: Duas Formas de Pensar

Viés inconsciente: o que é e como influencia nossas decisões?

Os tipos de vieses inconscientes

Combatendo vieses inconscientes: quais são os próximos passos?

Mais cursos para você

Especialista em Recursos Humanos

Aprenda com os melhores do mercado na Escola de Pessos Sólides

Sua jornada para a excelência começa aqui. Inscreva-se na Escola de Pessoas Sólides e prepare-se para o mercado com quem entende do assunto. O futuro é seu para conquistar – comece agora!
Rolar para cima