Contratação de Pessoas com Deficiência (PCD)

Material

complementar

Certificado

de conclusão

1h30

de duração

Sobre o curso

contratação de pessoas com deficiência (PCD) é um processo muito evidente nos dias atuais. Isso se deve tanto à tendência atual de promover a diversidade nas empresas quanto à legislação que determina que as empresas devem contratar uma porcentagem mínima de colaboradores desse público.

Mas a verdadeira inclusão vai além de números, exigindo um entendimento profundo das barreiras que as pessoas com deficiência enfrentam, sobretudo no ambiente de trabalho. Por isso, este curso vai te mostrar como fazer o recrutamento e seleção de PCDs com ética, responsabilidade e eficiência.

O que você irá aprender?

  • Entender o que é a deficiência e como o preconceito ainda dificulta a vida das pessoas que convivem com ela;
  • Saber como garantir a acessibilidade nas empresas e sensibilizar os colaboradores em relação às PCDs;
  • Aprender o passo a passo para fazer um processo seletivo eficiente de pessoas com deficiência.

Para quem é este curso?

Profissionais de RH, sobretudo recrutadores e headhunters, além de profissionais de DP e gestores que lidam com os desdobramentos da contratação e o cumprimento de leis trabalhistas.

Sobre o professor

Joelma Santos

Mestre em Psicologia pela Universidade Federal de São João del-Rei, Joelma pesquisa há mais de dez anos sobre inclusão de pessoas com deficiência no mercado de trabalho. É especialista em Gestão Estratégica de Pessoas e em Qualidade de Vida nas Organizações, e já publicou diversos artigos relacionados ao tema. Seu principal objetivo é contribuir para ambientes mais inclusivos e mais abertos à diversidade, para que, assim, as pessoas com deficiência encontrem possibilidades de expressar todo o seu potencial.

Contratação de PCD: um motor de inovação

  • A presença de pessoas com deficiência nas equipes não é apenas uma questão de inclusão, mas uma oportunidade valiosa para impulsionar a inovação organizacional. A diversidade de habilidades e perspectivas que esses profissionais trazem para o trabalho enriquece a dinâmica da equipe, promovendo uma cultura mais criativa e adaptável.
  • Além disso, ao fazer o recrutamento de pessoas com deficiência, as empresas demonstram um compromisso genuíno com a igualdade, construindo uma reputação positiva. Isso atrai talentos engajados e comprometidos com valores éticos e inclusivos.
  • Assim, as organizações não só cumprem um papel social importante, como também fortalecem suas equipes para enfrentar desafios do mercado global com resiliência e criatividade.

1,7 vezes

As empresas inclusivas são 1,7 vezes mais propensas a serem inovadoras.

81%

81% das empresas brasileiras já investem em diversidade e inclusão nas equipes.

Por que fazer este curso?

Ementa do curso

10 aulas

1h30 de duração

O que é deficiência?

Capacitismo nas práticas de RH

Garantindo acessibilidade

Sensibilização para a inclusão de pessoas com deficiência

Recrutamento de pessoas com deficiência

Seleção de pessoas com deficiência

Acompanhamento pós-seleção de pessoas com deficiência

Mais cursos para você

especialista em Gestão Estratégica de Pessoas

Aprenda com os melhores do mercado na Escola de Pessos Sólides

Sua jornada para a excelência começa aqui. Inscreva-se na Escola de Pessoas Sólides e prepare-se para o mercado com quem entende do assunto. O futuro é seu para conquistar – comece agora!
Rolar para cima