Liderança Situacional: como se tornar um líder adaptável

Material

complementar

Certificado

de conclusão

3h

de duração

Sobre este curso

A Liderança Situacional, de Paul Hersey e Kenneth Blanchard, é um modelo de liderança caracterizado pela capacidade de adaptação de um líder diante do contexto do mercado. Os líderes ajustam seus estilos de acordo com cada situação, priorizando eficácia e desenvolvimento das equipes, capacitando-se para enfrentar desafios no ambiente empresarial dinâmico.

Com a crescente necessidade de que haja o envolvimento da liderança com a equipe de forma sistêmica e efetiva, vamos explorar a fundo neste curso os elementos distintivos desse modelo, capacitando líderes a aplicá-lo com maestria em suas práticas diárias. Você vai aprender a se adaptar às mais diversas situações e à visão de cada liderado, tornando-se um líder mais flexível e com maior capacidade de enfrentar os desafios relacionados à gestão.

O que você irá aprender?

  • O conceito, aplicações e os 4 tipos de liderança ligados às características do líder situacional;
  • Como relacionar a liderança situacional aos diferentes perfis comportamentais;
  • Como apoiar os colaboradores na construção do Plano de Desenvolvimento Individual;
  • Processo de tomada de decisão mais seguros
  • Quais são os diferentes níveis de maturidade dos liderados e os respectivos estilos de liderança para cada um.

Sobre o professor

Camila Rocha

Especialista em Gestão de Pessoas, Camila tem mais de 5 anos de experiência com Marketing e Inovação. Atualmente coordena a BU de Educação na Sólides. Possui MBA em Marketing Estratégico, e sua expertise em liderança e estratégias de educação corporativa tem sido fundamental para impulsionar o crescimento e o desenvolvimento dos colaboradores e dos projetos educacionais dos quais participa.

Quais são as principais características da liderança situacional?

  • Ao considerar os níveis de maturidade dos colaboradores, a liderança situacional promove um ambiente propício ao desenvolvimento individual e coletivo, impulsionando o crescimento profissional da equipe e os melhores resultados.
  • A liderança situacional se baseia na capacidade do líder de se adaptar a qualquer contexto e situação econômica dentro do setor de atuação da empresa.
  • A liderança situacional reconhece a diversidade de habilidades, experiências e necessidades individuais dentro de uma equipes, sendo capaz de atender às particularidades de cada membro e, assim, promovendo um ambiente mais inclusivo e motivador.
  • Ao formar uma equipe ou gerir um projeto, os líderes devem avaliar o nível de habilidade de seus liderados.

3,3x

Líderes que desenvolvem suas habilidades interpessoais têm 3,3 vezes mais chances de reter seus melhores talentos.

70%

Um bom líder tem até 70% de influência no engajamento dos profissionais de sua equipe.

Por que fazer este curso?

Ementa do curso

10 aulas

3h de duração

Introdução

1.1 Liderança que Influencia

1.2 O que é liderança situacional

1.3 Diagnóstico de equipe, análise e distribuição das tarefas

 

2.1 Competências envolvidas no modelo de liderança situacional

2.2 Desempenho, Foco na tarefa e Foco no comportamento

2.3 Visão do Liderado, Nível de Maturidade ou Prontidão (P1, P2, P3 E P4)

3.1 O modelo dos quatro estilos de liderança situacional

3.2 Visão do Líder: Estilos (E1, E2. E3 E E4)

4.0 Por que aplicar o modelo de liderança situacional?

Quem concluiu este curso também assistiu:

Professora Camila Rocha ministrando o curso de Gestão de pessoas

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