Controle e Gestão de Ponto: Jornada completa para o DP

Escola de Pessoas
Última atualização 22/11/2023
222 já inscrito

Sobre este curso

Fazer o Controle e a Gestão de Ponto é uma tarefa do Departamento Pessoal que gira em torno de uma responsabilidade comum a toda organização. Por isso, é preciso que o profissional de gestão de pessoas esteja atento a todos os detalhes que permeiam esse processo, evitando erros que podem passar despercebidos.

Nesta jornada, exploraremos as nuances essenciais para o monitoramento e administração do tempo no ambiente de trabalho. Mergulharemos nos aspectos práticos e estratégicos do controle de ponto, capacitando você a implementar sistemas eficientes e aprimorar a gestão do tempo. promovendo um equilíbrio entre a eficácia operacional e o bem-estar dos colaboradores.

Entenda a importância de uma Gestão de Ponto eficiente

O controle preciso do ponto não apenas assegura a conformidade com normas regulatórias, mas também desempenha um papel fundamental na otimização da produtividade e na criação de um ambiente laboral saudável.

Em termos legais, é uma ferramenta vital para garantir que as empresas cumpram as normas trabalhistas e evitem problemas jurídicos relacionados a horas extras, folgas e outros aspectos trabalhistas.

Além disso, o controle de ponto é fundamental para a gestão eficaz do tempo, permitindo que as empresas otimizem a produtividade, identifiquem padrões de trabalho e façam ajustes quando necessário. Isso contribui diretamente para a eficiência operacional, a alocação adequada de recursos e, em última instância, para o sucesso sustentável da organização.

O Controle de Ponto e a Jornada de Trabalho

Voltado para o entendimento de como esse tipo de controle acontece na prática, este curso é um complemento do conteúdo apresentado no curso  Legislação e Jornada de Trabalho

Enquanto nele exploramos todos os pontos da legislação trabalhista que tocam a gestão da jornada de trabalho, as aulas apresentadas no curso de Controle e Gestão do Ponto fornecem insights, dicas e práticas que visam facilitar e garantir que todas as questões trabalhistas estão sendo cumpridas no tocante da lei. 

Saiba quais são os tipos de controle de ponto previstos pela CLT, como a lei trata o ponto britânico e por exceção, o que é e como deve ser gerido o trabalho em sobreaviso, quais são os arquivos fiscais obrigatórios e os reflexos do controle de ponto na folha de pagamento dos colaboradores.

Objetivos de aprendizagem

Entender o controle de ponto na prática
Compreender as questões trabalhistas envolvidas no controle de ponto
Conhecer os tipos de controle de ponto previstos pela CLT

Módulos

13 Aulas2h 30m

Introdução

Introdução00:03:38

Controle de ponto

Gestão do ponto

Curso Jornada de Trabalho e Legislação

Conclusão

Questionário

Escreva uma avaliação